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Foto do escritorAndré Rocha

5 Maneiras do seu Ecommerce crescer em tempos da crise do COVID-19



As empresas foram atingidas por um meteoro chamado COVID-19, sem aviso prévio. Estamos enfrentando um grande problema econômico, onde lojas físicas foram fechadas e por isso a forma de venda repensada em todos os setores. É um momento de tensão, mas também de reinventar maneiras de sobreviver a essa crise. Algumas empresas conseguiram se destacar neste processo, por conta da mudança que a necessidade do momento impõe no comportamento do consumidor.

As pessoas estão consumindo em lojas online, WhatsApp, Aplicativos... Tudo isso por conta da quarentena. Neste momento, os Ecommerces se destacam. Segundo o Ecommerce Brasil, algumas áreas de consumo chegaram a +643,05% de crescimento.


Trazendo este panorama para a minha realidade, vários clientes de Ecommerces mantiveram seu fluxo de vendas normalmente ou aumentaram seus faturamentos consideravelmente. Veja o exemplo a seguir, de um cliente na área de Construção:

Aqui o número de conversões subiram com um aumento de 30% no faturamento que a média dos mesmos períodos anteriores. Isto levando em conta apenas as campanhas em Google Ads.

A previsão é de um aumento de 50% no faturamento total da loja em Abril.

Agora, independente do Google Ads e suas otimizações, o que o pequeno e médio Ecommerce pode fazer de imediato para aumentar as possibilidades de conversão em suas lojas? Irei dar 5 dicas que podem ajudar sua empresas a crescer neste momento.


5 Maneiras do seu Ecommerce crescer



01 - Aumente o Ticket Médio da sua loja.


Aumentar o valor de cada compra em seu site é uma forma eficiente de crescer o faturamento do seu ecommerce com o mesmo investimento. Criar Combos especiais ou Kits com Descontos é uma estratégia válida para este momento. O consumidor quer comprar com desconto e isto aumentará sua taxa de conversão e de quebra, aumenta seu Retorno sobre Investimento (ROI).

02 - Ofereça vantagens para quem já é seu cliente


Aproveite a base de pessoas que já conhecem a sua marca e que já compraram os seus produtos, ofereça descontos especiais para esta base de clientes. A possibilidade de recompra é grande.


Utilize Emails, Mensagens, Remarketing do Google, WhatsApp... Comunique-se com quem já confia em você. O Google pode ajudar muito neste processo.


03 - Reavalie o poder de conversão dos seus produtos.


Em seu Ecommerce, sempre terão os produtos com alta conversão x ROAs positivo. Estes produtos "carros-chefes" podem não possuir o mesmo potencial de antes da crise. Repense as estratégias de investimentos para estes produtos, levando em conta o comportamento de compra e prioridade de cada categoria na vida do consumidor no cenário da pandemia.

04 - Seu fornecedor pode ajudar!


Crie campanhas em conjunto com seu fornecedor neste momento delicado. Ele pode ajudar desde concedendo descontos especiais para que você consiga repassar esta diferença ao consumidor e aumentar suas vendas para aquele produto ou marca especifica, quanto ajudando a subsidiar parte do investimento para captação de clientes. Em ambos os casos, tanto o Ecommerce quanto o fornecedor sairão ganhando, pois manterão ou aumentarão seu fluxo de vendas.

05 - Repense sua Logistica de entrega.


A velocidade será um dos principais aliados neste processo. Quanto mais rápido for a entrega, maiores chances de conversão, principalmente setores como farmácias e supermercados. Faça parcerias com empresas de logísticas, crie entrega rápida ao redor de seus pontos de distribuição, trabalhe com transportadoras locais/estaduais... facilite e otimize ao máximo o processo e velocidade.

O segredo é trabalhar de maneira eficiente os pequenos pontos de melhora, onde a soma destas mudanças farão uma grande diferença no todo.

Neste momento, será preciso um esforço maior dos empresários para crescer, mas não é impossível. A hora de agir é agora. Além das melhorias citadas acima, há vários outros fatores determinantes para conversão, como produtos, preço, entrega, plataforma, investimentos em captação e muitos outros; que devem ser observados de perto no dia a dia.

Destaco também que para um Ecommerce performar, precisa ter investimentos constantes para captação de usuários, onde o Google Ads é uma das principais ferramentas para isso. A conversão é uma soma de usuários qualificados + quantidade. Sem um fluxo consistente de potenciais consumidores, as conversões não acontecerão.


Seu Ecommerce não está vendendo com ROI positivo? Não possui escalabilidade de vendas ou não investe em Google? Clique aqui e tenha um levantamento das possibilidades para a sua loja virtual, gratuitamente.




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CRISTINA BOTELHO

Especialista em Atendimento e Operações B2B e B2C  🎯

Entende as necessidades das empresas e fomenta estratégias eficazes. Responsável pelo primeiro contato com novos clientes por mapear os objetivos e criar levantamentos de possibilidades no universo Google. 

ANDRÉ ROCHA 

Consultor Google Ads 🚀 | Foco em Vendas Complexas (B2B) 🎯 | Palestrante

Especialista em Marketing, com MBA em Marketing Digital, GBA em Neuromarketing, Pós Graduação em Finanças e Investimentos e outras vertentes mercadológicas.

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