Quando falamos da marca Google, a maioria dos empresários sabem de que se trata da maior empresa do mundo, onde encontramos muitas oportunidades de negócios e que é onde todos buscam informação relevante. Mas nem todos sabem dos benefícios que a ferramenta, quando bem utilizada, pode trazer. Mas nem sempre é um mar de rosas e há erros que podem acabar com uma boa experiência da empresa no mundo digital, deixando-a desacreditada.
Aqui, não irei levantar as vantagens, que são muitas, da ferramenta, mas sim os erros que as empresas, agências e consultores mais se deparam na criação de campanhas e desenvolvimento do investimento no Google:
1 - Não Identificar uma Necessidade
Não é simplesmente porque sabemos do potencial de uma ferramenta que a devemos utilizar. Primeiro de tudo, é identificar qual a necessidade de sua empresa com o uso do AdWords e quais suas expectativas com relação ao investimento. Você pode ter uma necessidade apenas de presença (aparecendo ao máximo nas principais palavras chaves) quanto aumento de vendas e geração de leads consistentes, alavancar as vendas de um produto/serviço, lançamentos, dentre muitos outros possíveis propósitos. Desta forma, sabendo sua finalidade, entenderá onde precisa chegar e o valor que está disposto à pagar para isto.
Saber o que resolver é o principal em uma campanha de Google AdWords
2 - Falta de Foco
Este é o maior problema que vejo nos clientes pequenos e médios. É o tentar vender tudo e ao mesmo tempo não se vende nada de forma consistente. É querer, em um investimento reduzido, agarrar todos os mercados e possibilidades de uma só vez.
Pare Tudo!!! Pense em quais produtos você possui maior competitividade e diferenciais. Quais são os que te deixam maior margem de lucro e quais os que possuem maior potencial de venda. Desta forma, você consegue medir melhor seu investimento, possui uma potencialidade superior de resultado e sabe onde deve chegar .
Não atire para todos os lados. Desta forma, nunca alcançara um objetivo palpável.
3- Não Pensar no Processo de Compra de Seu Cliente
Não trabalhe no achismo. Repasse todo o processo que o seu cliente percorre, desde o momento que surge a necessidade de seu produto, até o fechamento de um contrato. Como ele o encontra, quanto tempo é a jornada de compra desta pessoa, quais buscas ele faz ao longo do tempo até encontrar você, qual seu perfil e necessidades, o que realmente faz diferença para ele ao fechar o seu produto, principal dor... Como, quando e onde ele pesquisa sua solução... E assim por diante! Não pare de pensar como o cliente e imagine o quão árduo pode ser encontrar você.
Desta forma, você entende melhor o comportamento e pode simplificar e otimizar este processo, gerando maiores resultados.
Conquiste seu cliente conhecendo-o !
4- Site Despreparado
Não, não e não! Um site NÃO deve ser apenas um site!
Ele representa sua empresa, seus produtos/serviços e seu vendedor em apenas um clique. Ele deve apresentar ao usuário alguns itens importantes: Como, quando e o que ele ganha com tudo isso. Lembre-se, não adianta ter uma sede maravilhosa, uma equipe preparada e um preço sensacional, se o cliente não se convencer antes, e não entrar em contato com você. Por isso, o item 2 e 3 são importantes para complementar esta situação. Como é a melhor forma de mostrar meu produto/serviço e convencer meu público de que sou a melhor opção?
Pense, repense! Caso contrário, seus esforços, investimentos e tempo serão desperdiçados.
5 - Pensar que a Ferramenta é Fácil e Não ter um Especialista para Gerenciar
Cá entre nós, você deixaria um estudante de medicina operar seu coração? Ou seu carro ser revisado por alguém que não estudou/sem experiência? Então porque deixar o coração e o investimento da sua empresa com alguém despreparado.
Tenha em mente que a ferramenta em si está disponível para qualquer um trabalhar e que pode sim gerar resultados; mas de forma consistente, movimentando o mercado, otimizando seu investimento ao máximo, qualificando seus anúncios e direcionando o crescimento, são para poucos profissionais.
Precisa-se entender não apenas de como a ferramenta funciona e suas possibilidades, mas fazer conexões com comportamento, mercado e objetivos.
Gostou? Quer saber mais ? Envie uma mensagem !!!
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