O Google é o caminho de oportunidades para muitos. Em teoria, existe demanda para todos os seguimentos quando pensamos em buscas. Está demanda pode ser pequena, media ou grande, dependendo do tamanho do mercado, perfil, processo de compra e outros fatores. Mas, afinal, o Google possui vez em mercados muito segmentados, focados e muitas vezes afunilados como o industrial? E no universo de venda B2B, ele possui vez? É isto que iremos entender.
Antes de mais nada, você precisa entender o motivo da existência do Google. Ele não apenas é feito para pesquisas e monetização, mas é, na maioria dos casos, a única fonte de pesquisa existente. Ou seja, independente do tipo de produto que você venderá, seja para pessoa física ou jurídica, elas pesquisam no mesmo lugar, mas claro, com necessidades e problemas diferentes.
Entender este contexto já é meio caminho andado, pois você entende melhor o porquê da ferramenta e que quando sua marca é encontrada, partiu de uma necessidade existente de seu possível cliente.
Ok. Mas, onde a indústria se encaixa nisto tudo?
Pois bem pequeno padawan, vamos às lições.
As indústrias possuem seu método de venda B2B em sua grande maioria, onde comercializam seus produtos para empresas. Mas, as empresas são compostas por pessoas, que possuem hábitos semelhantes às suas vidas pessoais. Elas sabem e conhecem a plataforma google e a facilidade em encontrar serviços e produtos a um clique de distância, ou seja, ele(a) não evitará em procurar um produto no ambiente online somente porque você está em uma revista no setor. O mercado é competitivo e esta competitividade está também em aparecer quando seu cliente possui uma necessidade.
Entendi a necessidade, mas como entendo se há demanda em meu setor e qual o seu tamanho?
Antes de tudo você precisa ter uma coisa primordial para qualquer campanha, seja ela online ou off-line: FOCO. Delimitar os produtos que fazem mais sentido para sua empresa, que você esteja disposto a investir mais é essencial.
Focar em produtos onde sua margem de lucro e maior, onde você é mais competitivo, com maiores diferenciais e maior potencialidade de crescimento com menor concorrência, e ser mais assertivo. Não podemos sair “metralhando” o mercado, mas sim ser atiradores de elite.
Desta forma, você poderá fazer um levantamento com seu consultor de AdWords das palavras chaves e formas de buscas mais relevantes, alinhados com seu objetivo primário.
Tenha foco! Nao atire para todos os lados, seja assertivo e mire no alvo certo.
Interessante. Mas quanto devo investir?
Antes de chegarmos nesta parte que mexe em nossos corações, quero dizer, bolsos; vamos primeiro pensar em algumas questões:
Quanto vale, em média, um cliente para mim ?
Quanto eu estou disposto a pagar por este cliente ?
Quanto tempo em média ele demora para finalizar uma compra ?
Ele é recorrente? Quanto ele pode me gerar de receita em um ano?
Estas e outras questões definem primeiro quanto você está disposto a gastar e quanto de retorno você espera adquirir com os investimentos.
Assim, você não fica apenas aficcionado na quantidade de palavras chaves e volume de fato, mas sim no quanto você está disposto a investir, e que o trabalho do Consultor será otimizar ao máximo sua verba para trazer o melhor fluxo possível. Mas claro,existirá sempre um valor mínimo dentro de seu mercado, que levará em conta a concorrência, preço médio de palavras, área de atuação e outros fatores essenciais para definir uma verba mínima para começar e não pulverizar investimento.
Então o quanto irei gastar é definido pelo mercado e potencial VS o quanto estou disposto a gastar e meus objetivos. Mas qual o melhor momento para se começar?
Imediatamente. Todos os dias, todo instante há pessoas pesquisando sobre diferentes assuntos, necessidades e buscando soluções. Cada dia que sua empresa espera para anunciar, aparecer e solucionar problemas, mais negócios se perde. Comece. Mesmo que seja com um investimento conservador, não espere para agir, pois seu concorrente não o esperava.
Quer entender a potencialidade de sua empresa no Google? Envie mensagem para mim que marcamos uma call sem compromisso.
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