A maioria das empresas que tenho contato me relatam que sua maior frustração mercadológica é a forte concorrência, o mercado vermelho que enfrentam todos os dias. Quando sou questionado em como a concorrência (enorme, diga-se de passagem) está me matando, pois há muitas agências, consultores e "sobrinhos" no mercado, simplesmente respondo: Estão me fazendo prosperar como nunca!
Mas, como posso crescer com a concorrência cobrando mais barato, oferecendo mais produtos/serviços, tendo maior estrutura que eu ou até mesmo nome? A resposta para esta pergunta não é tão simples, mas tentarei exemplificar os motivos. Então lá vai: MOTIVOS QUE FAZEM DOS MEUS CONCORRENTES, MEUS ALIADOS:
Já tive alguns negócios em minha trajetória profissional, como Agência Digital, Agência de Planejamento e Planejamento de Mídias Sociais. Neste caminho, tive contato com diversas frustrações, emoções e problemas a se enfrentar. O maior fato em comum era a necessidade das empresas que me buscavam de vender mais, aumentar o faturamento e projetar crescimento.
Depois de ter estas empresas, aprendi algumas coisas que me fizeram reestruturar a forma com que eu pensava, tanto como profissional, como pessoa e o que eu deveria deixar de herança perante meu nome. Assim baseei-me um pouco em minha concorrência e como estratégia:
FOCO
Um dos maiores problemas que identifiquei ao longo destes anos era a falta de foco. Em todas as minhas empresas anteriores queria oferecer a solução por completo ( o famoso 360º) para meu cliente, me comprometer de ponta a ponta, afim de entregar o que prometi.
O problema é que ninguém é especialista em tudo. Mas podemos ser os melhores em algo.
Desta forma, foquei em um produto onde o meu cérebro fosse parte inerente ao processo da busca pelo resultado e que meu conhecimento pudesse agregar de forma eficiente no dia a dia da empresa. Escolhi assim o Google Ads como minha arma principal. Desta forma, com o foco em oferecer o melhor trabalho e resultado possível, me diferenciei do mercado, obtendo maiores resultados que grandes marcas, criando meu próprio mar azul.
SAIR DA ZONA DE GUERRA
Com a experiência de ter uma agência e o feedback de vários clientes que passaram por mim, percebi que o mercado para AGÊNCIAS estava saturado, pela falta de resultado de algumas e principalmente estratégias ineficientes como um todo, o que gerou uma aura negativa sobre esta denominação.
Não queria ser reconhecido como mais uma agência, mas sim me destacar como referência em algo sólido.
Assim, me posicionei como Consultor. Pois além de trabalhar com a ferramenta, meu trabalho é entender comportamentos, direcionar estratégias e pensar em como maximizar investimentos. Assim, consegui me destacar ainda mais no mercado como especialista, com foco especial em análise e ação.
ASSINAR CONTRATO? NEM PENSAR
Percebi também que a maioria das agências assinavam contratos mínimos de permanência para cada projeto conquistado, o que entendo e respeito totalmente. No meu caso, que trabalho diretamente com o investimento do cliente, o resultado deve ser aparente, em qualquer tipo de ação, onde devemos entregar os resultados propostos, desde vendas à branding. Precisamos mostrar que fizemos o melhor por ele e que estamos juntos batalhando dia após dia.
Decidi não ter contrato e estabelecer um vínculo próximo de confiança e busca por resultados com meus clientes.
Por conta disso, independente dos objetivos, meus clientes continuam comigo se perceberem que estão alcançando seus objetivos ou se pelo menos estamos no caminho certo. Uma via de mão dupla, onde meu cliente tem de ficar satisfeito. Apenas um aceite online é feito e renovado automaticamente, mês a mês com o pagamento. Simples e transparente como água.
MENOS BUROCRACIA
Uma das coisas que pode atrasar o processo, e pasmem, eu me deparei com isso algumas vezes quando coordenava o marketing de empresas, era ser acompanhado por um profissional de atendimento que fazia o seu melhor, mas sempre havia o delay de organizar minhas necessidades e levá-las para o planejamento e depois reorganizá-las e trazê-las de volta parta mim. Era um plano perfeito, se não houvesse o maior problema de todos no mercado: TEMPO.
Falo direto com os decisores da empresa, sem perder tempo para ação.
Assim, como sou baseado em resultado, tempo é importante. Simplifiquei o processo conversando diretamente com o cliente, já entendendo suas necessidades e atuando na solução na mesma hora. Desta forma, formatamos estratégias em conjunto que faça sentido para os dois lados, complementando ideias e maximizando soluções, alcançando resultados mais expressivos e palpáveis.
ENTENDER O NEGÓCIO DOS MEUS CLIENTES ANTES DE DEFINIR VERBA E ABORDAGEM
Lembro-me que quando uma agência (PME) me oferecia seu trabalho ou definia seu plano de ação, me mostravam um processo de distribuição de verba nos veículos corretos ajustado ao perfil de vendas de meu negócio. Mas não tentavam entender de fato meus objetivos e sua magnitude, oferecendo planos prontos e de certa forma ineficiente. Não sabiam quando eu deveria crescer, minha margem de lucro, todo o processo de vendas e nem me abrir os olhos com relação de quanto valia um cliente para mim.
Desta forma, comecei a entender necessidades antes mesmo de fechar negócio, perceber seu potencial de mercado, seus gargalos, suas experiências... realmente trocar informações e continuar nutrindo estas informações com o tempo.
Entender necessidades antes mesmo de fechar negócio com cliente me diferenciou e abriu portas para o crescimento.
Resumindo a história ( que já está gigante :P ), me distingui no setor publicitário analisando meus concorrentes e tomando estratégias mais eficientes, pensando em como fazer melhor e tornando-me referência para eles. Com foco, aumentei meu faturamento em 400% em 10 meses e conquistei grandes clientes no mercado, como Grupo SEB ( Maior rede de escolas de educação básica do país e a 6ª maior do mundo ) ,Passalacqua, CNA, Wolf Sementes e outros grandes do mercado nacional. Oferecendo um serviço premium aos meus clientes, com total transparência e cumplicidade em cada etapa e o meu grande reconhecimento é ter a confiança, a avaliação positiva e a indicação de todos eles.
Não se engane. Quase todos meus clientes possuem agências para ajudá-los em todos as outras demandas, focadas em gerar resultados onde mais possuem expertise e cada qual fica responsável em processos diferentes. Eu me conecto com elas e nos ajudamos mutuamente para chegarmos mais rápido nos objetivos finais. Desta forma, tenho parcerias com agências de diversos tamanhos que entendem o potencial de ter um parceiro especialista, potencializando soluções e entregando ao cliente melhores resultados.
Assim, me diferenciei no mercado, cresci minha receita e reconhecimento e ainda sou parceiro de agências espalhadas pelo país, evitando concorrência direta e gerando novos negócios para todos.
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