A educação no Brasil acabou!
Esta é a afirmação que vejo em vários sites, opiniões, debates e entre amigos.
Entendo que o país esteja mesmo passando por problemas, e muitos deles foram causados direta ou indiretamente pelo histórico educacional brasileiro. Trabalho com Google AdWords, o que é puro comportamento. Analisamos diariamente os hábitos dos usuários de nossos clientes para tomar as decisões certas, e como trabalhamos em muitos setores, educação é uma delas. Com base em minha experiência com o setor, te faço uma pergunta: A EDUCAÇÃO NO BRASIL ACABOU? Dependerá do ponto de vista!
Para responder esta pergunta, peço que olhe não apenas para a situação lastimável do país, mas de forma mercadológica. Para a educação pública, a deficiência é visivelmente escancarada, mas para a educação particular, é uma esperança para muitos e uma oportunidade de mercado.
para a educação particular, é uma esperança para muitos alunos e uma oportunidade de mercado para as empresas
Analisando comportamento, percebi que o ser humano necessita de crescimento intelectual como uma fonte de sua sobrevivência, o que na verdade, é nossa vantagem no reino animal, como todos sabemos. Estas pessoas já perceberam que para terem uma vida superior à um salário mínimo, o que é precário neste Brasil, elas são obrigadas à procurar soluções educacionais para conquistar novos espaços. Com isso, as pessoas garimpam respostas, desde cursos ligeiros que possam incrementar a renda rapidamente à universidades, onde o crescimento é maior a longo prazo.
Neste cenário, surgem muitas oportunidades para o setor da educação particular, que além de crescerem em números, também contribuem na formação de um país. Assim, muitos se esforçam para entrarem em um curso e subir de patamar. MAS, sempre há um "mas", as pessoas buscam em diversos locais, e na esmagadora maioria dos casos, na internet.
"Entre 2007 e 2014, o número de matrículas na Educação Profissional Técnica passou de 780.162 para 1.741.528. A maior parte desses estudantes está na região Sudeste, mas no Nordeste as matrículas cresceram quase 50% em um ano. A proporção de jovens que fazem cursos técnicos, em relação ao total do Ensino Médio, também vem aumentando significativamente e ultrapassou a marca dos 20%. " Anuário Brasileiro de Educação Básica.
Antes de entrar em dados do Google AdWords, onde eu entendo muito mais, vamos falar um pouco sobre a Jornada de Compra deste usuário, ou melhor dizendo, quanto tempo ele demora para escolher um sistema de ensino, uma escola/universidade e começar a estudar.
Uma pesquisa no Google apontou que, em média, um aluno demora mais de 6 meses para concluir o processo de descoberta, aprendizado e conversão. Ou seja, são meses buscando as opções, analisando as possibilidades, condições, referências e somente após este ciclo, ele converterá. O maior tempo de descoberta, digamos assim, são os das universidades, onde os cursos são mais demorados e penosos, mas com maiores possibilidades de retorno. Desta forma, percebemos que não se pode vender apenas produtos, mas sim perceber comportamentos, necessidades e principalmente, o caminho de compra e geração de confiança deste usuário.
O Brasileiro não é bobo, ele pesquisa mais de 6 meses antes de fechar uma compra em educação.
Levando em conta agora esta crescente de pessoas querendo aprender, o reflexo disto ano à ano é visível no ambiente online, principal fonte de busca e interação. Veja um gráfico recente de buscas no Google para este setor no Brasil:
No primeiro trimestre de 2017, o mercado da educação cresceu em buscas 15%. É uma diferença gigantesca para o mercado. Sem contar o comportamento onde os usuários acessaram mais em Smartphones, se comparado ao ano passado, com crescimento de 41%.
Resumindo, pois se deixar não pararei com esse assunto tão cedo e acredito que este seja o primeiro de muitos artigos sobre o setor, a educação pública no país é lastimável, imperdoável e até mesmo imoral pela falta de estrutura e desenvolvimento, onde os professores, muitas vezes, fazem milagres. Mas já para a educação privada, é uma oportunidade como nunca se viu de crescimento, com uma necessidade latente e imediatista.
Qual sua opinião sobre o assunto ? Comente !
Quer saber mais sobre educação ou outro setor? Bater um papo? Vamos combinar um Skype que será um prazer conversar. Me envie mensagem e marcamos!!!
Comments